Como vender meu consórcio em andamento?
A compra e venda de cotas de consórcio é muito comum, conforme o Artigo 13 da Lei nº 11.795 de 08 de Outubro de 2008, podem ser realizadas normalmente com a aprovação da Administradora.
A venda de uma cota em andamento pode ser lucrativa para o consorciado, uma saída para casos de inadimplência ou uma alternativa muito melhor do que cancelar e aguardar o encerramento do grupo para reaver os valores pagos.
Quais são as vantagens em vender o consórcio em andamento?
- Há uma grande procura por cotas de consórcio que já estão em andamento, independente do quanto foi pago do consórcio, sempre é possível achar um comprador interessado.
- Não há necessidade em aguardar o término do grupo para receber o valor investido no consórcio, com a venda da cota o retorno é imediato.
- O valor da venda pode ser negociável e lucrativo! Mesmo que não se recupere todo o valor que foi pago na cota, ainda há a possibilidade de ter menos descontos do que na quebra de contrato com a administradora.
Quais são os procedimentos para vender a cota?
- Primeiramente, é necessário assinar um termo de cessão para formalizar a transferência da cota entre o vendedor (cedente) e o comprador (cessionário). Nesse termo de cessão, estarão as informações de ambas as partes, valor que a cota será vendida e situação da cota.
- Depois é necessário solicitar a transferência da cota à Administradora. O processo de transferência é basicamente o mesmo para todas as administradoras, mas há algumas variações. É necessário enviar os documentos do cessionário para realizar a análise do cadastro e após a aprovação e pagamento da taxa de transferência é emitido o termo de transferência.
Para verificar o processo de transferência com mais detalhes, você pode clicar nesse link e acessar as informações por administradora.
Wiki Contemplato
Contemplação
Adquirindo o bem
Administradoras
Composição da parcela
Consórcio x Financiamento
Transferência
Como vender meu consórcio
Comprar consórcio em andamento
Cancelamento
Como anunciar
Reajuste nas parcelas
História do consórcio